Sem
o “cabeça principal”, Greg Fulton, assim se encontrava projeto do jogo Heroes
of Might and Magic IV.
Com a necessidade de tocar para
frente o projeto e a dificuldade de achar um substituto a equipe acabou
decidindo apostar em Gus
Smedstad , AI programador. AI programador é um profissional
especializado na inteligência artificial dos jogos, esse tipo de profissional
conhece bastante de estratégia, mas normalmente não concilia a função com ser também “Lead
designer”.
Esse é Gus Smedstad. Quase sempre não prestamos atenção nas pessoas que fazem os jogos que jogamos. Mas está com elas o destino dos "nossos jogos". Como em filmes, novelas, tem gente por trás. Ele foi o AI programador de Heroes III e IV. No IV ele ainda acumulou a função de ser o “Lead designer”.
Jon Van Cangehem, o criador do
Heroes, achou que era o momento de reinventar o Heroes of Might and Magic
incentivando toda a equipe a repensar todos os elementos do jogo. Ele também
pensou que era momento de fazer o jogo andar para trás, diminuindo o número de
castelos e criaturas.
Sinceramente e com todo o respeito ao Jon Van Cangehem, mas ele cometeu um erro imenso de fazer Heroes IV "andar para trás". Heroes III teve 9 castelos, Heroes IV teve 6. Os upgrades foram eliminados, o número de criaturas nos castelos era de 5 (devido a ter que escolher entre as criaturas). Eu não conheço nenhum jogador que prefira um heroes com menos castelos. Não conheço nenhum jogador que tenha ficado feliz com essas suas regressões. Ainda, como veremos mais para frente, ele inventou mudar tudo, mas não ficou perto para acompanhar o resultado.
Seguindo a risca o pedido, Gus
Smedstad introduziu mudanças nas magias, habilidades dos heróis e castelos. Também
resolveu repensar todo o “motor do jogo”, parte dele era ainda do tempo de King's
Bounty (predecessor do Heroes, praticamente o “Heroes 0” ) e possuía muitos erros. O
novo motor geral foi um real-time 3D.
Até as criaturas ganharam um visual mais 3D. Os gráficos são mais complexos, porém nem tão bonitos.
Com tantas
inovações, foi estimado 18 meses de trabalho e pelo menos 6 programadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário