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quinta-feira, 12 de março de 2009

CALCULO DO DANO – PRIMEIRA PARTE

O calculo do dano é uma das coisas mais complexas do Heroes of Might and Magic III. Do damage inicial de uma criatura até o valor final é um longo caminho. Nessa primeira postagem vamos mostrar o que acontece do Damage simples da criatura até o dano informado (aquele que é mostrado na barra de mensagens e informações).


É levado em conta para o calculo*¹.

1 O Damage da criatura que ataca
2 O Número de criaturas da pilha que ataca
3 O attack Skill da criatura atacante
4 O Defense Skill da criatura que SOFRE o ataque
5 Magias, habilidades do Herói, habilidades especiais das criaturas e toda uma porção de fatores podem influenciar aumentando ou reduzindo o calculo do dano. Essa postagem não entrará nesses detalhes. São muitos fatores e situações muito complexas vamos deixar para explorar em próximas postagens e alguns em especial quando esses fatores forem o assunto principal.
Essa postagem tratará portanto o dano até os ponto 4. O dano básico, aquele que serve para a maioria dos combates.

*¹ Recordo que já foi informado sobre Damage, attack Skill, defense Skill nas postagens sobre as estatísticas das criaturas. Na dúvida sobre isso procure mais informações nessas postagens.

Como ocorre o calculo?

1º O dano inicial da criatura que ataca é multiplicado pelo número de criaturas. Esse valor vamos “apelidar” de DANO INICIAL.

Exemplos:
Ex1
1 Dragon Fly damage 2 – 5*² (Isso significa dano mínimo de 2 e máximo de 5)
Se são 5 Dragons Flys vamos multiplicar por 5 esse damage do Dragon Fly de 2 – 5.
E teremos então 10 – 25 de DANO INICIAL (10 de mínimo e 25 de máximo). Se fossem 100, multiplicaríamos por 100 ai teríamos 200-500 de DANO INICIAL. Se fossem 41, multiplicaríamos por 41 teríamos então 82-205. E assim por diante para todas as criaturas.

*² O jogo mostra nas estatísticas entre dano mínimo e máximo um traço, não pensar nesse caso que esse sinal é de menos.


Comparamos o Attack Skill do atacante com o defense skill da criatura que SOFRE o ataque. Fazendo uma conta de subtração (attack – defense )

3º Desse ponto teremos dois caminhos:
3A Quando o ataque é maior que a defesa (valor positivo) e 3B quanto a defesa é maior (valor negativo).

3A Predominando o ataque
da conta de subtração (attack skill - defense) teremos para cada ponto um acréscimo de 5% ao DANO INICIAL (aquele falado no primeiro ponto). Ou seja, se o valor for 1 teremos +5%, se for 2 teremos 10%, se for 20 teremos um aumento de 100% e assim por diante até o valor máximo de aumento de dano que é 300%*³.

3B Predominando a defesa teremos para cada ponto uma redução de 2,5% ao DANO INICIAL. Ou seja, se o valor for -1 teremos uma redução de 2,5% no dano, se for -2 teremos uma redução de 5%, se for -20 teremos uma redução de 50% e assim por diante até o valor máximo de redução de um dano que é 70%*³.

*³ Os valores máximos podem ser ultrapassados conforme habilidades secundárias, habilidades especiais e outras situações especiais.

Exemplo de calculo de dano:
De 5 Dragon Flys (mostrado primeiro exemplo) temos um DANO INICIAL de 10-25 (5 Dragons Flys x 2-5 = 10-25).
Agora, supondo, que o Attack Skill desses Dragon Fly é 17 e eles em uma batalha tiverem para atacar duas criaturas com defense skill respectivamente 7 e 27.

Contra a primeira criatura, temos 17 attack Skill do Dragon Fly - 7 defense Skill dela o que resulta 10. Como esse valor predominou o ataque, olhamos para o ponto 3 A (aumento de 5% por ponto de diferença) e assim calculamos 10x5% = 50% , ou seja, neste caso o dano do Dragon Fly será aumentado em 50%. Assim o dano de 10-25 irá virar 15-37 (10 + 50% = 15 e 25 + 50% = 37,5 todo valor é arredondado para baixo, se fosse 37,9 ficaria também 37).

Contra a segunda criatura vamos ver os 17 attack Skill frente a 27 defense do adversário. 17-27 = -10. A defesa irá predominar, assim vamos olhar para o ponto 3B que diz que teremos uma redução de 2,5% para cada ponto. Daí de -10 x 2,5 teremos 25% de redução do DANO INICIAL. O que vai transformar o dano de 10-25 para 7-18 ( mostrando o calculo, 10-25% = 7,5 que devido arredondamento vira 7 e 25-25%= 18,75 ficando então 18).

Na próxima postagem sobre o assunto vamos trazer exemplos, dos testes que foram feitos para comprovar o que até aqui foi informado.
Em um terceiro momento vamos estudar como acontece o sorteio do dano, ou seja, de um dano informado entre 2500 -4500 qual será a probabilidade de ocorrer 3197? Se é que existe essa probabilidade.

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