Atenção!!!

Com a mudança de endereço, qualquer link clicado que não abrir basta trocar:

o homm3 por heroesofmightandmagic3 que abrirá.

Links muito antigos acabaram ficando quebrados mesmo. Só os mais atuais que irei dar uma atualizada.




quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bastidores da Criação V : O lançamento de um beta.


Bastidores da Criação V : O lançamento de um beta.

            Vimos nas última partes que Heroes IV foi resultado de série de fatores que foram se somando e resultando no que foi o jogo. A criação perdeu um profissional fundamental, a 3DO estava ameaçada de falir e até funcionários para fazer o jogo estava faltando com a divisão de atenções com o Legend of Might and Magic.  
         David Mullich, designer importante mendigava pessoas para ajudar na produção. Durante um ano, o jogo foi sendo produzindo com uma equipe capenga. Faltando apenas 6 meses para o lançamento, a 3DO vendo que a situação era crítica, ofereceu a David Mullich, o pessoal que ele quisesse contratar. Porém, parte do estrago já estava feito, não adianta chamar gente que pega o bonde andando para fazer mutirão. É certo que dois fazem mais rápido o trabalho de um, mas tem trabalhos precisam de ter um tempo. Testar o jogo, procurar as falhas, tudo isso gera tempo. E outro problema, alguns programadores oferecidos eram de segundo escalação, com a situação econômica apertada, não foi todo mundo do primeiro time que fez o jogo, muita gente novata, começando na coisa é que ajudou a terminar.

            E veio o resultado, Heroes IV foi lançado não terminado e com muitos equívocos.
            A AI do jogo não estava terminada, ela foi lançada com uma porção de falhas (até depois da expansão qualquer jogador observa o atraso dos inimigos em algumas partidas, tem jogo que já vi o pc sem conseguir sair do castelo, preso, inútil, sem conseguir desencalhar, sem dinheiro, sem ter tomado decisões), ainda o multiplayer do jogo no lançamento não tinha sido terminado.    Ainda sobre a AI do jogo, ela não é só burra como é lenta demais. Eu muitas vezes penso em voltar a jogar Heroes IV, mas lembro que o pc demora demais para jogar, em mapas muito grandes ele demora, demora, demora... Chego ouvir toda a musica e escutar ela começar novamente (para só uma cor andar) e nada. Já cheguei a editar algumas mapas reduzindo o número de inimigos, por não suportar ter que viver esperando, esperando, andar um metro e esperar, esperar novamente... Parece até o Lords of War and Money. 

Imagem do video de apresentação de heroes iv um novo mundo

            Outro exemplo de problema, a decisão de colocar heróis no campo de batalha foi uma ousadia que saiu muito caro. Eles com poucos funcionários não conseguiram testar o suficiente para produzir um bom jogo. Muitas batalhas no Heroes IV se resumem em derrotar o herói inimigo e/ou evitar perder o seu herói.
            De tudo que andei lendo, ficou nítida a constatação: Heroes IV não saiu do beta. Foi um jogo concluído de maneira apressada, sem os devidos testes, sem tempo para que muitos dos equívocos tenham sido descobertos e evitados.
              Mas que fique aqui o registro que o jogo não foi considerado um fracasso de vendas ou de críticas. Heroes of Might and Magic IV vendeu muito bem e foi bem recebido pela crítica especializada (ao contrário do Legends of Might and Magic que foi um "flop" total!). Mas a resposta do fãs não foi boa, e os próprios criadores do jogo sabiam que não foi um bom jogo. 

Poderia até ter sido um bom jogo, tem coisas no Heroes IV que superam todos os outros Heroes. 
Embora fraco nos gráficos das batalhas (que são estranhos), o mapa de aventura do Heroes IV é muito bom. Graficamente no campo foi muito bem sucedido. 
Considero melhor editor de mapas entre TODOS os Heroes. É bastante complexo, você pode fazer uma porção de coisas. Também possui uma infinidade de objetos, deixa o Heroes V comendo poeira.
 Só lamento não ter mapa aleatório. Por falta de recursos ele também ficou incompleto. 


Continua em 2 dias: O Heroes V que não saiu do papel.     

    Que castelo é esse?  Assim seria a Necropolis no Heroes V cancelado. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Colaboradores