Atenção!!!

Com a mudança de endereço, qualquer link clicado que não abrir basta trocar:

o homm3 por heroesofmightandmagic3 que abrirá.

Links muito antigos acabaram ficando quebrados mesmo. Só os mais atuais que irei dar uma atualizada.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Golem – Dos mitos até Heroes of Might and Magic III

Os golens são seres brutos que podem ganhar vida através da magia. Criar um golem seria um dádiva, resultado de sabedoria e poderes divinos, o ato extraordinário, símbolo da aproximação com deus. Adão, que se originou do barro, teria sido criado por Deus em um processo semelhante ao de um golem. Mas os golens possuiriam imperfeições por serem meras criações humanas. Nenhuma dessas criações sob nenhuma hipótese poderia ficar acima da criação de Adão. Por isso, os Golem geralmente não podem falar e devem conservar uma aparência ainda bruta.
Imagem do filme - O golem. 


A história mais famosa de uma criação de um golem vem de Praga, século XVI. O rabino Judah Levi teria criado um homem de pedra para proteger o bairro judeu de Joselov contra ataques. Esse conto inspirou o clássico filme O Golem - Como Veio ao Mundo, de 1920.



Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações. (Sinopse do filme segundo o site cineplayers)




Uma das regras necessárias para animação de um Golem seria escrever a palavra Emet em usa testa, ela significa “Verdade”. Para desfazer o Golem bastava apagar a primeira letra mudando a palavra Emet para  “met”, que significa “Morto”.
Golem com a palavra mágica escrita. 


Frankenstein e clonagem são considerados evoluções do mito da criação de Golens.




Novela "O Clone" em Reprise no Vale a Pena Ver de Novo (Rede Globo - Brasil - 2011, produzida em 2001) - A Clonagem é considerada uma evolução de criação de Golens. 

Continua... O Golem se diversificou e evoluiu! Dia 20 aqui no Blog do Heroes of Might and Magic III. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Colaboradores