São emoções complemente diferentes. Tanto um como o outro apresenta vantagens e desvantagens.
Jogar contra outro jogador humano proporciona uma grande imprevisibilidade. Nem todo jogador humano jogará sempre igual. Ele pode aprender com outros jogadores humanos, pode mudar suas táticas. Pode também analisar o inimigo e elaborar estratégias baseadas no jogo do adversário.
As conversas durantes as partidas, o dialogo com o inimigo são coisas que dão uma diferente aos jogos. Afinal, o PC não fala, não solta piadinhas, não diz nada...
Mas nem tudo também é perfeito, pois é difícil encontrar pessoas que na mesma hora, no mesmo momento tem tempo para jogar. Alguns jogos em mapas XL , L, são quase impossíveis. Esperar o jogador adversário terminar o seu turno também pode ser muito chato.
E o que considero o pior de todos os problemas: O jogador humano não gosta de perder. Disso é gerado inúmeros problemas nas partidas online:
Trapaças;
Inimizades;
Falta de espírito esportivo;
Vaidades que beiram um exibicionismo narcisista;
Querer ganhar sempre;
Não saber perder, desistir na primeira derrota,
Desconfianças, todo jogador é trapaceiro.
Que pena! Mas muitos estragam o que poderia ser bem legal.
Jogar contra o PC também proporciona grandes partidas. E também Enormes partidas, afinal o jogador humano decide. Pára quando quiser, recomeça quando achar melhor. Só depende dele.
O jogador acaba tendo um grande controle do seu jogo, se quiser termina o jogo logo. Se achar melhor pode deixar o pc com um castelinho meia boca e só controlando o seu avanço, enquanto busca o último obelisco ou termina de espiar uma ilha rica que achou pelo mapa... O jogador humano tem um grande poder de escolher o que quer no seu jogo.
Partidas em jogos XL são possíveis. E sem dúvida jogar aqueles mapas contra 4000 Gold Dragons, ver seu herói principal chegar no nível 50, 60... Partidas solitárias tudo é possível.
E nem todas as partidas são fáceis. Alguns mapas podem ser muito difíceis. O pc em maior número, pode ser burro, mas burro em maior número sempre pode ser perigoso. Além disso ele não se cansa. O jogador humano as vezes fica cansado, ele não terá saco de no final do jogo ficar indo e vindo com um herói meia boca que passa o jogo inteiro pegando criaturas nas casinhas pelo mapa, ou então, coletando recursos das estruturas que só fornecem sendo visitadas uma vez por semana. O PC não vai cansar de fazer isso, o jogador humano vai!
O problema claro é que o PC é um adversário previsível. Isso gera:
Tem burrices que só o pc vai fazer, besteiras que em algumas batalhas são de rir, como umas criaturas que defendendo o castelo se jogam em cima das próprias armadilhas:
Falta de conversar com o adversário, solidão.
Pequenos roubos da inteligência artificial, ele pode desenterrar o gral antes do tempo, por exemplo.
Se mata sozinho ás vezes. Você tem 2 inimigos controlados pelo pc e vê eles brigando feio, só chega e colhe o que restou do vitorioso.
A dificuldade de dosar uma partida equilibrada. Algumas particas podem ser muito fáceis e outras muito difíceis. O meio termo nem sempre se chega.
O pc poderia ser mais esperto, mas dá para se divertir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário